Modelos de Organograma

Organograma Modelos

Organograma ainda é bastante usado nos dias de hoje, ainda mais por que ele é um gráfico que representa a estrutura formal de algo, seja da organização, empresa, escola, como também de algo outro lugar. Confira alguns modelos de organograma para você fazer o seu.

modelo-de-organograma Modelos de Organograma

Como elaborar um organograma de uma empresa?

Elaborar o organograma de uma empresa requer cuidado e dedicação embora a tarefa seja simples, pois é necessário reunir todas as informações referentes aos nomes, cargos dos colaboradores, nome dos departamentos e demais informações de relevância.

Basicamente é importante seguir as seguintes fases:

  • Determinar todos os nomes dos cargos e os nomes das funções;
  • Organizar todos os cargos e funções em níveis hierárquicos de cima para baixo;
  • Após finalizada essa etapa, que deve ser bem detalhada, é preciso apresentá-la aos funcionários da empresa de forma muito clara.

O organograma é essencial para um organização empresarial, pois consegue estruturá-la organizacionalmente de forma que possa atingir resultados muito bons através da melhoria do fluxo de trabalho uma vez que consegue ampliar a visão da empresa.

Organograma vertical permite organizar uma empresa de forma que todo o fluxo de trabalho e rotinas seja melhorado, mas não existe um diagrama perfeito ou ideal e é necessário que o elaborador tenha uma boa percepção para utilizar aquele que mais beneficia a organização empresarial.

O organograma representa uma hierarquia também, e como a estrutura administrativa do lugar é feita. Por isso que os modelos são sempre muito procurados, sem contar que hoje em dia temos tantos e tantos já prontos que fica muito mais simples montarmos o nosso sem nenhum problema também. Por isso entenda mais sobre esse modelo, e saiba como é que você pode estar usando o mesmo.

Caso você esteja a procura de Modelos de Organograma nós iremos apresentar vários e vários no final do post. Esses já estão prontos e certamente representam a estrutura de uma empresa, mas que você pode usar sem problema para poder criar a sua também, por isso veja mais e entenda mais a respeito desses modelos, eles estão bem diferentes mesmo. Misturamos modelos para que você possa ter varias opções para escolher, então não deixe de dar uma conferida nas informações, pois elas podem ser importantes para você também. Confira mais informações e detalhes a respeito no post de hoje, e veja como esses modelos são construídos.

Você também pode aprender como fazer organograma, por que assim você pode deixar o seu modelo já pronto quando for usar. Confira as dicas de como você pode estar fazendo o seu organograma:

• Coloque sempre a hierarquia maior

• Os subordinados sempre vêm em quadros abaixo

• Coloque os demais subordinados dos outros anteriores, e assim vá ramificando e criança quase uma arvore.

Representando o gerenciamento de uma organização um Organograma é muito importante e até hoje é usado, indiferente do ramo de negocio. Portanto, se na sua empresa ainda não foi feito ou se o mesmo precisa ser atualizado, saiba conferir os novos modelos no post de hoje para que você consiga criar o seu também. É sempre muito bom ter esses modelos prontos para que possamos nos basear, ainda mais por que um modelo pronto já apresenta todos os detalhes possíveis. Os novos Modelos de Organograma vem com cores diferentes, efeitos em 3D e fica bem caprichado e bem interessante também, chama mais a atenção.

Abaixo você pode conferir as fotos e Modelos de Organograma já prontos para que você possa usar como referencia e fazer a sua também, veja os detalhes para montar, não é difícil não:

Se você procura um modelo de organograma editável para imprimir, no link a seguir você poderá baixar o modelo e editar através do PowerPoint da maneira que achar melhor, após isso poderá imprimir. No Word também temos diversos modelos prontos de organogramas.

Modelo para baixar: Modelo de Organograma

O que é organograma vertical?

Organograma vertical ou clássico constitui o modelo mais utilizado pelas empresas talvez por ser o mais tradicional na representação das posições hierárquicas nas organizações.

Esse modelo apresenta o plano organizacional de forma bem estruturada e permite que as relações entre gestores e subordinados se tornem mais eficazes. Isso é possível porque o organograma vertical apresenta com clareza a distribuição dos cargos e suas relações um com o outro. Os impactos refletem no fluxo de trabalho que melhora, pois os trabalhadores sabem a quem devem se reportar e qual o seu papel dentro da organização. O modelo organograma vertical possui vantagens dentre as quais se destacam maior clareza dentro da organização através da definição das funções, aumenta a produtividade, contribui para o plano de carreira e facilita a gestão e capacitação.

Por outro lado esse tipo de organograma também possui desvantagens, pois pode provocar competitividade entre os funcionários, não contribui para as mudanças, não beneficia as mudanças e inovação e pode impedir a integração entre os vários departamentos dentro da empresa.

O que é um organograma estrutural funcional?

Um organograma estrutural funcional é um tipo de gráfico utilizado para demonstrar a disposição em que os colaboradores estão organizados dentro de uma empresa e indica as responsabilidades e atividades atribuídas através dos cargos. A estrutura do organograma se assemelha ao modelo vertical, porém foca em apresentar as funções exercidas.

Empresas modernas optam por não utilizarem o modelo clássico de organograma e preferem adotar o modelo estrutural funcional que dá mais ênfase para a função exercida e sua importância e não dão tanta importância para o cargo ocupado.

As vantagens desse tipo de organograma é que todos passam a conhecer a estrutura organizacional das empresas, os dados são apresentados de forma centralizada para facilitar a visão abrangente do negócio, os procedimentos são mais estruturados facilitando as consultas dos problemas e suas respectivas soluções, permite que as equipes trabalhem mais integradas e as atividades passam a ser realizadas com mais flexibilidade.

As desvantagens é que esse organograma estrutural funcional não acompanha as mudanças e desenvolvimento da empresa, pois as atualizações precisam ser realizadas constantemente, é possível que ocorra competição entre os departamentos e pode vir a dificultar a definição dos objetivos.

Como elaborar um organograma funcional?

A elaboração de um organograma funcional começa com a criação do template que é o mesmo utilizado no modelo vertical com linhas que interligam os cargos e caixas contendo os nomes das funções e cada linha representa um dos níveis dentro da organização.

No entanto o foco do diagrama são as atividades exercidas pelas pessoas que ocupam os cargos e requer uma elaboração prévia para que a estruturação do gráfico seja bem feita. É útil utilizar os seguintes passos:

  1. Listar e compreender as funções desempenhadas por cada funcionário, pois isso é importante porque em algumas empresas uma única pessoa exerce diferentes cargos;
  2. Listar as lideranças de cada setor para melhor identificar e separar os níveis hierárquicos através de cores diferentes que ressaltam essas divisões;
  3. Por último é preciso entregar o documento pronto para que o setor administrativo e gestores possam validar os dados e solicitar ajustes caso sejam necessários.

Após a finalização dessas etapas, o organograma deve ser exposto para que todos os funcionários possam visualizá-lo facilmente e para que possam ser guiados para o cumprimento correto de seus papéis.

Um bom organograma pode ser construído utilizando softwares, mas é preciso ser claro, objetivo e ter total conhecimento dos processos internos descritos no gráfico. Para conhecer bem esse processo é importante dialogar com as equipes e seus gestores para que obter informações verdadeiras e confiáveis, pois somente assim o organograma é capaz de transmitir a realidade de uma organização.

Mais modelos de Organograma

  • como-fazer-organograma-150x150 Modelos de OrganogramaComo fazer um Organograma Organograma Como fazer? Você trabalha em setor financeiro? Ou trabalha em RH? Ou precisa fazer um trabalho que envolve organograma? Primeiramente vamos saber o que é um organograma, depois todos os detalhes que envolvem a criação e como fazer um organograma. O organograma em […]
  • modelo-de-fluxograma-150x150 Modelos de OrganogramaFluxograma Modelos Modelos de Fluxograma Muito usado o Fluxograma é um modo representativo de um processo, por isso o mesmo está bastante presente em varias organizações. Diante de tantos processos a gente tem que encontrar uma maneira de organizar tudo, deixar de forma documentada para melhorar o […]
  • fazer-organograma-online-150x150 Modelos de OrganogramaComo Criar um Organograma Grátis Confira como fazer um Organograma Gratuito O organograma é um gráfico que mostra a estrutura de uma empresa, os níveis de autoridade, o poder de decisão, quantidade e distribuição de diretores, departamentos, divisões, seções, setores. Através dele pode-se identificar o tipo de […]
  • organograma-empresarial-pronto-150x150 Modelos de OrganogramaOrganograma Empresarial – Modelos Modelos de Organograma Empresarial Uma forma organizada de representar a estrutura de uma empresa é através do Organograma Empresarial, como o próprio nome já diz. Por isso que nunca falta esse modelo nas pequenas, medias e grandes empresas, pois através dela que a representação pode […]

Equipe de Redação OrganogramaSobre o Organograma

O site organograma.net te ajuda na criação do seu próprio organograma, seja com os modelos prontos e editáveis que disponibilizamos, com as dicas para você criar o seu do zero ou com as ferramentas que indicamos para você elaborar um organograma profissional.

2 Comentários em “Modelos de Organograma

  1. ESTOU PRECISANDO DE UM QUADRO DE ORGANOGRAMA TIPO QUADRO BRANCO, PRA COLOCAR NA EMPRESA, ONDE CONSIGO?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.